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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Bullying - Como agir, reagir e defender os nossos filhos

Muito tem sido dito sobre bullying, mas o que é certo é que quando nos toca à porta, é muito difícil lidar com esta realidade…

A dúvida assola-nos… é mesmo bullying ou uma coisa de crianças? Será que o meu filho quer apenas chamar-me à atenção? Porque é que o meu filho não tem auto-estima suficiente para se defender? Onde é que eu errei?

A resposta é simples… NÃO ERRASTE!… As crianças que sofrem de bullying são normalmente as mais sensíveis, as mais doces e empáticas. Aquelas que gostam de agradar, as que se preocupam pelos outros… Tão simples como isto - Presas fáceis…

Já por outro lado quem o pratica, fá-lo porque são crianças com necessidade de impor a sua personalidade, ser o centro das atenções, elevados níveis de agressividade e uma postura de superioridade…


Depois vem o dia a dia da realidade… e não é fácil…
  • Temos de lidar com o sofrimento dos nossos filhos - Isto é o pior, que raiva... só apetece ir à escola e dar uns tabefes em toda a gente…
  • Lidar com o assunto com o QI emocional que nos é esperado - vamos contar até 10… 3 vezes… e repetir, se for preciso
  • Gerir e promover a auto confiança na criança - devagar, devagarinho chegamos lá… Tu és fantástico, tens de ser forte, não mostres medo, és melhor que ele, tu consegues, vá lá… a mãe está aqui para te ouvir… Acredita na mãe, vai-se resolver.
  • Perceber qual a capacidade das crianças para agir em sua própria defesa, cada miúdo é diferente… e têm medo…
  • Como lidar com o agressor, que também é uma criança e como tal devemos tomar todas as precauções para que a situação se resolva a bem para ambos - como pais e adultos temos essa obrigação moral… e temos de mostrar aos nossos filhos que o nosso espaço e respeito conquista-se mas não à custa do espaço dos outros
  • Lidar com os pais da criança, que muitas vezes estão em perfeita negação - estes é que às vezes precisam de uma participação… no mínimo…
  • Lidar com a escola e respetivos interlocutores - as burocracias não são fáceis e são morosas
  • Promover uma comunicação clara, transparente, neutra qb. e assertiva - e outra vez… vamos contar até 10… 3 vezes… e repetir, se for preciso. Não ajuda nada mandar vir com o diretor da escola, é no mínimo contraproducente.   

Denunciar é fundamental, mas requer algum exercício, fundamentar a queixa, reportar de forma sistemática com o objetivo de construir uma base sólida e inequívoca. Isto leva algum tempo, e pode ser emocionalmente desesperante.

Antes da denuncia temos ainda de esgotar as alternativas viáveis, falar com os pais da criança, com o professor responsável da turma e coordenador pedagógico. A escola, por sua vez, antes de agir com um processo disciplinar vai também esgotar as alternativas pedagógicas, falar com o aluno, colegas, auxiliares, pais e esperar que tudo se resolva.

Entretanto o nosso filho sofre na pele os abusos e maus tratos… e dói, como mãe, dói muito ver cria sofrer. Ao mesmo tempo fazemos o trabalho de reconstrução de auto estima da criança todos os dias e rezamos para que à noite não tenhamos de apanhar os cacos outra e outra vez.

Se as coisas não se resolverem entretanto, o que seria ideal. Chega o dia em que o processo está completo e informamos a escola que vamos efetuar uma participação oficial.


Li várias minutas, mas nenhuma foi de encontro à forma como eu pretendia abordar o tema junto da escola. Queria que fosse algo deste género:
  • Emotiva mas controlada
  • Assertiva e sistemática
  • Compreensiva e disponível para encontrar a solução de forma definitiva
  • E que deixasse bem claro que não iria tolerar que o meu filho sofresse mais um abuso que fosse.

Assim escrevi uma participação, que para mim funcionou muito bem, e se for caso disso espero que vos possa ajudar também. A castanho estão algumas notas para perceberem como foi tida em conta a construção da minuta. Sintam-se livres para alterar o que considerem necessário.

Faz o download da minuta, adapta-a e envia-a para a escola, via email ou CTT (depende da escola) para a direção de turma e para ou coordenar pedagógico. Minuta - Participação de Bullyng continuado 

Se tiveres dificuldades, deixa uma mensagem, e eu vejo o que posso fazer.

Se precisas de mais informação sobre o tema, este site pareceu-me interessante: educare.pt.


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