Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Lê por tua conta e risco… 2


Os Piores defeitos: Desprezo


des·pre·zo |ê| 
(derivação regressiva de desprezar)
substantivo masculino
1. Acto ou efeito de desprezar.
2. Falta de apreço ou de consideração por algo ou alguém; sentimento de superioridade em relação a algo ou alguém. = DESCONSIDERAÇÃO, DESDÉM ≠ APREÇO, CONSIDERAÇÃO, ESTIMA
3. Sentimento de repulsa ou aversão.
Source: https://www.priberam.pt/dlpo/desprezo




Todos nós precisamos de respeito, aceitação, consideração e estima, estes são sentimentos básicos para a valorização do ser humano como indivíduo único que somos. O desprezo e desdém afetam diretamente essa necessidade fundamental, debilitando gravemente a auto-estima. 

Quem despreza, rebaixa, não reconhece nem leva em consideração gostos, personalidade, necessidades ou sentimentos. Quem despreza segrega, e o efeito ainda é mais grave se for levado a cabo em grupo. O desprezo e o ódio andam de mãos dadas mas o primeiro implica um sentimento de superioridade e convicção da inutilidade do outro. Com o tempo o indivíduo constrói uma imagem negativa de si próprio começando a acreditar que de facto não tem valor e esta postura acaba por se refletir em todas as áreas da sua vida levando muitas vezes ao isolamento e desespero.

No entanto se pensarmos um bocadinho, na verdade quem despreza, não só despreza o outro mas acima de tudo despreza-se a si próprio, tem problemas graves de auto-estima e não aceita a rejeição que sente em relação a si mesmo. É sempre um reflexo de um desequilíbrio emocional pois um indivíduo saudável reconhece naturalmente o seu valor, da mesma forma que reconhece o valor dos que o rodeia. O facto de ser incapaz de reconhecer esse valor nos outros acaba por ser um espelho da rejeição e desdém que sente por si próprio.

Infelizmente o desprezo é mais comum do que pensamos, quem sofre de desprezo ou desdém, esconde, tem vergonha e não conta a ninguém porque o desprezo mutila, desmembra e desacredita a pessoa como ser individual. Mas na verdade, de quem tenho pena, é de quem despreza, esses são os que estão mental e emocionalmente danificados, os que precisam realmente de ajuda.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo teu comentário.